Notícias

Como o vício em Internet influencia o cérebro dos adolescentes?

Os exames de ressonância magnética funcional mostraram mudanças significativas nos cérebros dos participantes da pesquisa.
Como o vício em Internet influencia o cérebro dos adolescentes?Imagem criada por inteligência artificial

Um novo estudo realizado por um grupo de cientistas britânicos revela que o vício em Internet entre adolescentes pode levar a mudanças nos seus cérebros que levam a determinados comportamentos e tendências adicionais de dependência.

Os autores do trabalho analisaram outras 12 investigações, nas quais um total de 237 jovens entre 10 e 19 anos com diagnóstico de dependência de Internet foram submetidos a exames de ressonância magnética funcional do cérebro. Os resultados das revisões médicas revelam que em múltiplas redes neurais do órgão, pode ser observado tanto o aumento como a diminuição na atividade em estado de repouso. 

Além disso, foi detectada uma redução geral na conectividade funcional (a forma em que as regiões do cérebro interagem entre si), que estão envolvidas no pensamento ativo. Este impacto é semelhante ao derivado do consumo de drogas e à dependência aos jogos de azar.

"A adolescência é uma fase crucial do desenvolvimento durante a qual as pessoas experimentam mudanças significativas na biologia, na cognição e na personalidade", explicou Max Chang, principal autor do estudo. "Consequentemente, o cérebro é especialmente vulnerável a impulsos relacionados ao vício em Internet durante esta fase, como o uso compulsivo da Internet, desejo de usar o mouse ou teclado e meios de comunicação social", acrescentou.

Segundo os cientistas, essas mudanças provocam comportamentos e tendências viciantes entre os jovens, incluindo aqueles associados à capacidade intelectual, coordenação física e saúde mental. "Por exemplo, eles podem ter dificuldades em manter relacionamentos e atividades sociais, mentir sobre sua atividade na Internet e ter distúrbios alimentares e de sono", explicou Chang.