Rússia seleciona pacientes para testar vacina contra câncer de cólon

Os desenvolvedores da vacina personalizada contra o câncer de cólon, desenvolvida na Rússia, selecionaram os primeiros pacientes que receberão a injeção, anunciou na segunda-feira (9) Veronika Skvortsova, chefe da Agência Médico-Biológica Federal (FMBA).
O uso clínico da vacina Oncopept, elaborada pela FMBA, foi autorizado pelo Ministério da Saúde da Rússia no fim de novembro, observou Skvortsova em uma coletiva de imprensa em comemoração ao Dia da Ciência na Rússia.
Inovação na saúde
O mecanismo de tratamento se baseia em uma análise detalhada do material genético do tumor do paciente, obtido durante a cirurgia ou biópsia. Utilizando um algoritmo bioinformático exclusivo, os especialistas identificam mutações específicas nas células cancerígenas, a partir das quais é sintetizado um conjunto personalizado de peptídeos (fragmentos proteicos muito curtos).
"Quando administrados ao paciente, esses peptídeos 'ensinam' o seu sistema imunológico a reconhecer e destruir com precisão as células tumorais, desencadeando uma resposta antitumoral específica", explicou Skvortsova em novembro.
Ela detalhou que cerca de 400 pacientes submeteram pedidos para receber a vacina, originados não só da Rússia, mas também de países como os Estados Unidos, os Países Baixos, Israel, entre outros. Os primeiros pacientes foram selecionados através de consultas, as amostras tumorais foram recolhidas e o desenvolvimento da vacina teve início, disse Skvortsova.
