
'Tentamos não pular muito': Atletas relatam fragilidade das medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 informou que está investigando relatos de medalhas quebradas durante a competição. Em declaração à CBS News na segunda-feira (9), a entidade afirmou estar "ciente de um problema que afeta um pequeno número de medalhas" e que apura o ocorrido.

A situação veio a público após atletas relatarem danos em suas premiações. A norte-americana Breezy Johnson, medalhista de ouro no downhill no domingo (8), comentou o episódio ao falar com jornalistas.
"Eu estava pulando de empolgação e quebrou. Tenho certeza de que alguém vai consertar — não está totalmente quebrada —, mas está um pouco danificada", disse.
Imagens também registraram o biatleta alemão Justus Strelow recolhendo do chão sua medalha de bronze após ela se soltar da fita durante a comemoração. O vídeo mostra o atleta tentando recolocá-la antes de desistir e voltar a celebrar.
Medaillen-Panne: Bei deutschem Biathleten Justus #Strelow löste sich nach Siegesfeiern die Medaille vom Band und bekam einen kleinen Kratzer ab. Sind die Medaillen nicht zum Feiern gedacht?🤔 pic.twitter.com/e3UqkAbFG1
— Dr. Buzz (@DrBuzzzzz) February 9, 2026
A patinadora artística Alysa Liu, que conquistou o ouro por equipes no domingo à noite, publicou um vídeo nas redes sociais mostrando que sua medalha havia se soltado da fita.
"Minha medalha não precisa da fita", escreveu.
Em entrevista à CBS News, o patinador Danny O’Shea afirmou que ele e os colegas passaram a ter mais cuidado.
"Estamos tentando não pular muito", disse. Sua companheira de equipe, Ellie Kam, relatou que guardou a medalha com cuidado. "É definitivamente um peso grande para carregar, mas dormi com a minha debaixo do travesseiro, é assim que estou mantendo ela segura", afirmou.
De acordo com a CBS, a mídia local sueca informou ainda que a medalha de prata da esquiadora de cross-country Ebba Andersson também se partiu. Segundo a Reuters, a atleta afirmou: "A medalha caiu na neve e se quebrou em duas partes. Agora espero que os organizadores tenham um 'plano B' para medalhas quebradas".
Em nova declaração à CBS News, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 afirmou que está "levando a questão a sério, reconhecendo plenamente o significado que essas medalhas têm para os atletas".

