O presidente da China e secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista Chinês, Xi Jinping, defendeu na segunda-feira (9) a autossuficiência e o fortalecimento em ciência e tecnologia como elementos centrais para transformar a China em um "grande país socialista moderno". A declaração foi feita durante visita a um parque nacional de inovação em tecnologia da informação, em Pequim, segundo informações divulgadas pela agência Xinhua.
Segundo Xi, o avanço científico e tecnológico é "a chave" para alcançar os objetivos estratégicos do país, destacando a necessidade de concentrar forças em projetos de grande porte e reunir recursos de qualidade para garantir avanços relevantes.
Durante a visita, Xi pediu esforços para acelerar a superação de fragilidades consideradas evidentes no setor, com foco em garantir "avanços decisivos" e cumprir metas estratégicas nacionais. No local, ele acompanhou apresentações sobre aplicações e inovações em tecnologia da informação.
O presidente também foi informado sobre as iniciativas de Pequim para acelerar a construção de um centro internacional de inovação científica e tecnológica.