Notícias

Kremlin envia mensagem aos membros do clube nuclear

A advertência russa se deu depois das declarações do chanceler turco, que causaram preocupações sobre uma possível corrida nuclear.
Kremlin envia mensagem aos membros do clube nuclear

A Rússia espera que os integrantes do clube nuclear adotem uma postura responsável para evitar o início de uma corrida armamentista, afirmou nesta terça-feira (10) o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

A declaração foi feita após o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, declarar na segunda-feira (9) que Ancara deveria ingressar na corrida nuclear caso ocorram "mudanças drásticas" que alterem o equilíbrio regional.

«CONFIRA OS DETALHES DO TRATADO DE REDUÇÃO DE ARMAS ESTRATÉGICAS NO NOSSO ARTIGO»

"Trata-se, evidentemente, de questões estratégicas de grande importância. São questões que devem ser consideradas dentro de um panorama mais amplo", afirmou Fidan.

Nesse contexto, Peskov lembrou que "existe o regime de não proliferação", que é uma "pedra angular da segurança nuclear".

"Tomemos nota dessa declaração. O principal é que continuemos acreditando que todos os países do clube nuclear se comportarão de maneira responsável para não dar o menor motivo e não permitir qualquer manifestação de corrida nuclear", disse.

  • Em 5 de fevereiro, expirou o Tratado de Redução de Armas Estratégicas, conhecido como "START III" ou "Novo START". O acordo era o último instrumento bilateral em vigor para limitar os arsenais nucleares da Rússia e dos Estados Unidos.

  • Com isso, pela primeira vez desde os anos 1970, quando Moscou e Washington firmaram os acordos SALT, as duas maiores potências nucleares ficaram sem um tratado de controle de armas, encerrando uma arquitetura construída ao longo de décadas.