Consumo de frutas tem efeito positivo para nossa saúde mental
Um grupo de cientistas do Centro de Envelhecimento Cerebral Saudável da Universidade Estadual de Sydney, Austrália, realizou uma pesquisa e determinou a relação entre o consumo de frutas e vegetais e o desenvolvimento da depressão.
No estudo de nove anos, participaram 7.801 pessoas com mais de 45 anos de idade que não sofriam de depressão e vinham de diferentes regiões do mundo, incluindo EUA, Brasil, Suécia, Nigéria e Malásia. Os entrevistados relataram sobre o consumo de frutas e vegetais por meio de questionários, enquanto os sintomas de depressão foram avaliados por meio de medidas e limites validados.
Através dos resultados, os pesquisadores encontraram uma associação benéfica entre o maior consumo de frutas e um menor risco de desenvolvimento de depressão durante o período do estudo. Porém, embora os resultados relativos aos vegetais também sugiram um benefício para a saúde mental, os dados não foram significativos.
"A razão pela qual encontramos uma relação benéfica para as frutas, mas não para a ingestão de vegetais, é provavelmente porque os vegetais são geralmente consumidos cozidos, o que pode afetar seu conteúdo de nutrientes, enquanto as frutas são geralmente consumidas cruas", explicou Annabel Matison, pós-doutoranda e autora da pesquisa.
Os cientistas acreditam que esses alimentos contêm altos níveis de antioxidantes, fibras alimentares e vitaminas, que podem ter uma influência benéfica sobre a depressão por meio de vários mecanismos, como seu papel na inflamação, no estresse oxidativo e na microbiota intestinal.