O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira (9) investimentos no Instituto Butantan para a construção de duas novas fábricas e a reforma de plantas já existentes. A informação foi divulgada pelo próprio presidente em uma publicação na rede social X.
Segundo Lula, os investimentos permitirão que o Brasil passe a produzir insumos farmacêuticos ativos destinados às vacinas contra o HPV e contra difteria, tétano e coqueluche, além do fortalecimento da unidade de produção de soros.
Em outra publicação, o presidente informou o início da vacinação contra a dengue para profissionais de saúde da Atenção Primária em todos os estados do país. De acordo com Lula, a vacina é "100% nacional" e foi desenvolvida pelo Instituto Butantan.
Ao comentar as medidas, o presidente afirmou que "investir em pesquisa e na indústria nacional de saúde é investir no futuro do país".
O imunizante contra a dengue é totalmente desenvolvido no Brasil e é o primeiro do mundo em dose única contra os quatro sorotipos da doença.
A estimativa é imunizar cerca de 216 mil trabalhadores, incluindo médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.
A aprovação da Butantan-DV foi baseada em resultados de um ensaio clínico de fase 3, com acompanhamento de cinco anos. Os dados indicaram eficácia geral de 74,7%, eficácia de 91,6% contra formas graves da doença e proteção de 100% contra hospitalizações entre pessoas de 12 a 59 anos.
O estudo envolveu mais de 16 mil voluntários em 14 estados brasileiros, com resultados publicados em revistas científicas internacionais.