O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (9) que o Instituto Butantan poderia expandir a produção de vacina contra a dengue para outros países, "sobretudo a América Latina". A fala aconteceu durante uma visita ao instituto para anunciar investimentos em saúde.
Nesta segunda-feira, o Brasil iniciou a vacinação nacional contra a dengue, em todos os estados. O imunizante é o primeiro do mundo em dose única contra os quatro sorotipos da doença.
"Quem sabe a gente possa produzir em quantidade para servir os países mais pobres do que nós, sobretudo a América Latina e a África", disse o presidente.
Lula criticou ainda a falta de apoio privado no segmento e ressaltou a importância das pesquisas nacionais.
"Ou seja, onde é que está a razão para alguém desacreditar nesse país, para alguém não apostar nesse país?", questionou.
'Complexo de vira-lata'
Na fala, Lula pediu para que os brasileiros acreditem na própria capacidade de desenvolvimento e ressaltou a necessidade de "pensar grande".
"Por que que muitas vezes a gente ainda consegue viver com o complexo de vira-lata que a elite brasileira viveu durante todo o tempo de colonização? Por que a gente não pensa grande, como nós somos grandes?", questionou.