VÍDEO: Funcionária da Saúde é primeira brasileira a receber vacina 100% nacional contra a dengue

Imunizante com tecnologia brasileira é o primeiro do mundo em dose única contra os quatro sorotipos da doença.

O governo do Brasil anunciou, nesta segunda-feira (9), o início da vacinação de todos os profissionais de saúde da atenção primária do SUS (Sistema Único de Saúde) contra a dengue.

O anúncio foi feito durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Instituto Butantan, em São Paulo, e marca a incorporação da vacina Butantan-DV ao sistema público de saúde. O imunizante é totalmente desenvolvido no Brasil e é o primeiro do mundo em dose única contra os quatro sorotipos da doença.

A estimativa é imunizar cerca de 216 mil trabalhadores, incluindo médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.

A aprovação da Butantan-DV foi baseada em resultados de um ensaio clínico de fase 3, com acompanhamento de cinco anos. Os dados indicaram eficácia geral de 74,7%, eficácia de 91,6% contra formas graves da doença e proteção de 100% contra hospitalizações entre pessoas de 12 a 59 anos.

O estudo envolveu mais de 16 mil voluntários em 14 estados brasileiros, com resultados publicados em revistas científicas internacionais.