
Campeã olímpica cai em prova de downhill nos Jogos de Inverno e deixa pista de helicóptero

A campeã olímpica Lindsey Vonn, de 41 anos, sofreu uma queda grave neste domingo (8) durante sua participação na prova de downhill do esqui alpino nos Jogos Olímpicos de Inverno , realizados em Cortina, na Itália. O atleta foi retirado da pista de helicóptero, sob aplausos do público, em uma competição que marcou sua despedida oficial do esporte. As informações são do Globo Esporte, que acompanha os Jogos Olímpicos direto da Itália.
Campeã olímpica cai em prova de downhill nos Jogos de Inverno e deixa pista de helicópteroProva marcava a despedida de Lindsey Vonn, que acumulava títulos e lesões na carreira.Saiba mais: https://t.co/dhiXB9DtxLpic.twitter.com/p1b9Lt2QC9
— RT Brasil (@rtnoticias_br) February 8, 2026
Lindsey foi a 13ª competidora a descer entre as 36 inscritas. A queda aconteceu logo nas primeiras lombadas do percurso, após um atleta errar a linha da curva, tocar uma das bandeiras com o ombro e se desequilibrar. Ela caiu e apareceu na pista com sinais visíveis de dor , sendo atendida.

A prova foi interrompida e, em razão da gravidade da queda, um helicóptero foi acionado para realizar o resgate, procedimento comum em acidentes mais severos no esqui alpino . Vonn foi retirado sob aplausos. Cerca de 20 minutos depois, a competição foi retomada.

A esquiadora dos Estados Unidos vem de uma sequência de lesões graves. No fim de janeiro, durante sua última participação na Copa do Mundo de Esqui Alpino, rompeu completamente o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Ainda assim, decidiu participar dos Jogos de Inverno para encerrar oficialmente a carreira.
Campeã olímpica no downhill em Vancouver 2010 e medalhista de bronze em Vancouver e Pyeongchang 2018, Lindsey Vonn é considerada um dos maiores nomes da história do esqui alpino . Em Cortina, onde ocorreu o acidente, já havia conquistado 12 títulos ao longo da carreira.
