O regime de Vladimir Zelensky busca compensar seus próprios fracassos e derrotas no campo de batalha com ataques contra a população e a infraestrutura civil da Rússia, denunciou neste domingo (8) a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.
"E quando percebem — e com certeza já perceberam — que não podem obter resultados no campo de batalha, no campo de combate, onde não conseguem e é evidente que já não conseguirão, compensam seus fracassos, suas derrotas, com ataques contra a população civil, contra a infraestrutura civil", declarou ela em um programa do canal Rossiya-1.
Nesse sentido, a porta-voz da Chancelaria russa lembrou que Moscou sempre considerou os ataques terroristas do regime de Kiev como parte de uma guerra híbrida.
Neste sábado (7), as Forças Armadas da Ucrânia realizaram um ataque com mísseis contra a infraestrutura energética crítica da província russa de Belgorod, causando cortes de eletricidade e aquecimento na cidade homônima, seus arredores e outras localidades da região.
No mesmo dia, também atacaram a província russa de Briansk, lançando mísseis de longo alcance Neptun e sistemas de lançamento múltiplo de foguetes HIMARS, de produção norte-americana. Pelo menos dois civis ficaram feridos. Em vários municípios, o fornecimento de aquecimento e eletricidade foi interrompido e residências particulares, um edifício administrativo e uma igreja ficaram danificados.