O Governo Metropolitano de Tóquio planeja lançar seu próprio aplicativo de namoro no verão japonês para impulsionar a taxa de natalidade, informa a mídia local.
Os usuários precisam fornecer documentos que confirmem seu estado civil de solteiros e concordar por escrito em se casar.
A declaração de renda é comum nos aplicativos de namoro japoneses, mas Tóquio exigirá um comprovante de imposto de renda para provar o salário anual.
"Descobrimos que 70% das pessoas que querem se casar não estão participando ativamente de eventos ou aplicativos para procurar um parceiro", disse um funcionário do Governo de Tóquio responsável pelo novo aplicativo. "Queremos dar a eles um leve empurrão para encontrar um parceiro", acrescentou.
Para usar o aplicativo, que vem sendo testado gratuitamente desde dezembro de 2023, será necessária uma entrevista para confirmar a identidade do usuário.
Segundo a mídia, no ano passado, o Japão registrou mais do que o dobro de mortes do que nascimentos. Os nascimentos caíram pelo oitavo ano consecutivo para 758.631, uma queda de 5,1%, segundo dados preliminares do Governo. O número de mortes ficou em 1.590.503.