Notícias

Três esquiadores morrem em avalanches nas regiões olímpicas da Itália

Autoridades ainda apuram possível quarta vítima em Trentino Alto Adige após novas avalanches.
Três esquiadores morrem em avalanches nas regiões olímpicas da ItáliaGettyimages.ru / De Agostini

Três pessoas morreram enquanto esquiavam fora das pistas demarcadas nas montanhas das regiões de Trentino Alto Adige e Lombardia, nos Alpes italianos, locais que integram o circuito dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina. As informações foram divulgadas pela agência Reuters neste sábado (7).

Duas das avalanches ocorreram na área da Marmolada, nos Dolomitas, próximo a Cortina d'Ampezzo, onde são realizadas as provas femininas de esqui alpino. O serviço de resgate alpino recuperou o corpo de um homem que esquiava com outros três praticantes em Punta Rocca, a 3.300 metros de altitude. Segundo os socorristas, ele teria provocado o deslizamento e morreu soterrado, apesar da tentativa de resgate feita pelos companheiros e outros esquiadores presentes.

Outros dois esquiadores morreram em Albosaggia, uma vila no vale inferior de Valtellina, cerca de 65 quilômetros a leste de Bormio, onde ocorrem as competições masculinas de esqui alpino.

As autoridades ainda não confirmaram uma possível quarta vítima em Trentino Alto Adige. Segundo a imprensa local, um homem ferido em uma avalanche anterior teria morrido no hospital.

Fortes nevascas atingem os Alpes nos últimos dias, provocando uma série de avalanches. Ainda neste início de fevereiro, dois esquiadores finlandeses morreram em outro deslizamento na mesma região.

A AINEVA, associação italiana que integra os Serviços Europeus de Alerta de Avalanches, emitiu alerta para risco elevado de novos deslizamentos neste domingo (8). De acordo com o órgão, a combinação de neve recente e ventos moderados formou placas instáveis que podem ceder com a passagem de apenas um praticante de esportes de inverno.