Notícias

Jovem agredido em briga por chiclete morre após semanas internado no DF

A agressão ocorreu após discussão na porta de um condomínio em Vicente Pires; piloto de 19 anos está preso e é investigado por outras ocorrências.
Jovem agredido em briga por chiclete morre após semanas internado no DFReprodução/Divulgação Redes Sociais

Rodrigo Castanheira, adolescente de 16 anos agredido em Vicente Pires, morreu neste sábado (7) após passar 16 dias internado em um hospital particular de Águas Claras, no Distrito Federal, segundo informações divulgadas pelo portal g1.

A confirmação da morte foi feita pelo advogado da família, Albert Halex. O jovem estava em coma induzido desde a madrugada de 23 de janeiro, quando foi agredido na porta de um condomínio durante uma briga envolvendo o piloto Pedro Arthur Turra Basso, de 19 anos.

Durante as agressões, o Rodrigo bateu a cabeça na porta de um carro, sofreu traumatismo craniano e teve uma parada cardiorrespiratória de 12 minutos.

Pedro Turra está preso preventivamente desde 2 de federeiro no Centro de Detenção Provisória (CDP), no Complexo Penitenciário da Papuda. Na sexta-feira (6), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o pedido de habeas corpus apresentado pela defesa do piloto dois dias antes.

Por decisão do desembargador Diaulas Ribeiro, da 2ª Turma Criminal, Turra foi transferido para uma cela individual após relatar ameaças feitas por policiais e por outros presos. A direção da Papuda também se manifestou favorável à manutenção do detento em isolamento. "Asseguro a cela individual até que haja alteração da base fática e/ou jurídica e pedido do Ministério Público", afirmou o magistrado no despacho.

O caso

De acordo com as investigações, a confusão teve início após uma brincadeira em que Pedro Turra jogou um chiclete mascado na direção de outra pessoa, o que gerou discussão e troca de agressões.

O piloto chegou a ser preso inicialmente, mas foi solto após pagamento de fiança no valor de R$ 24,3 mil. Posteriormente, voltou a ser detido de forma preventiva por decisão da Justiça. Após a repercussão do caso, ele foi desligado do quadro de pilotos da temporada 2026 da Fórmula Delta, na categoria escola.

Além desse episódio, Pedro Turra é investigado em outras três ocorrências. Entre elas estão uma briga registrada em uma praça de Águas Claras em junho de 2025, a denúncia de uma jovem que afirma ter sido forçada a ingerir bebida alcoólica quando ainda era menor de idade e uma agressão contra um homem de 49 anos durante uma discussão no trânsito.