O presidente norte-americano, Donald Trump, declarou na sexta-feira (7) que os EUA tiveram "conversas muito, muito boas sobre a questão Rússia-Ucrânia".
"Algo pode estar acontecendo", afirmou o presidente americano aos jornalistas a bordo do Air Force One, sem dar mais detalhes sobre o assunto.
As declarações de Trump foram feitas após a segunda rodada de negociações trilaterais entre Rússia, EUA e Ucrânia, que terminou na quinta-feira (5) após dois dias de encontros em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) com o objetivo de chegar a uma solução para o conflito ucraniano.
Por outro lado, o presidente disse que também mantiveram "conversas muito positivas sobre o Irã" durante o primeiro dia de contatos diretos entre os EUA e o Irã, que ocorreu em Omã. "Parece que o Irã está muito interessado em chegar a um acordo", acrescentou.
"As portas para uma solução pacífica estão abertas"
Por sua vez, o porta-voz da Presidência russa, Dmitry Peskov, declarou na sexta-feira (6) que as negociações com a Ucrânia e os EUA "continuam", após dois dias de diálogo "construtivo" entre as três partes. "O trabalho continua. Trabalhou-se durante dois dias. É um trabalho construtivo e, ao mesmo tempo, muito complexo. Continuará", afirmou o representante do Kremlin.
O Kremlin lembrou na quarta-feira (4) que "as portas para uma solução pacífica estão abertas", destacando que a posição de Moscou "é muito clara" e "bem compreendida tanto pelo regime de Kiev quanto pelos negociadores".
Na questão da resolução da crise ucraniana, para a parte russa, a questão territorial continua sendo fundamental. Moscou reitera que uma das principais condições para se chegar a uma solução para o conflito é a retirada de todas as forças de Kiev do território de Donbass.