Notícias

Trump anuncia data de próxima reunião com Irã

O presidente norte-americano qualificou os diálogos desta semana com Teerã como "muito positivos".
Trump anuncia data de próxima reunião com IrãMinistério das Relações Exteriores de Omã

Donald Trump declarou nesta sexta-feira (5) que uma nova rodada de negociações entre os EUA e o Irã sobre a questão nuclear está prevista para a próxima semana.

"Nos reuniremos novamente no início da próxima semana", afirmou Trump a jornalistas a bordo do Air Force One, enquanto estava a caminho da Flórida.

O mandatário norte-americano também comentou os recentes diálogos entre delegações dos EUA e do Irã, qualificando-as como "muito positivos".

"O Irã parece estar muito interessado em fazer um acordo. Teremos que ver no que consiste esse acordo, mas acredito que o Irã parece muito interessado em um acordo, assim como deveriam", relatou Trump.

Ele referenciou a postura anterior de Teerã, sugerindo que, em sua última negociação, o país decidiu "possivelmente não fazê-lo". Contudo, acredita que talvez "agora pensem de outra forma". "Veremos em que consiste o acordo, que será diferente do da última vez", complementou.

Trump também reiterou sua ameaça militar contra Teerã, declarando que Washington conta com uma "grande armada" e uma "grande frota" a caminho do Oriente Médio.

  • As delegações dos Estados Unidos e do Irã encerraram nesta sexta-feira (6) o primeiro dia de contatos indiretos, que durou várias horas. 
  • De acordo com a agência iraniana Mehr News, as reuniões estão sendo realizadas separadamente. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Araghchi, e o enviado especial de Trump, Steve Witkoff, reuniram-se alternadamente com o chanceler de Omã, Badr bin Hamad Al Busaidi, que atuou como mediador. 
  • Omã indicou em um comunicado que os contatos buscam criar condições para retomar as negociações diplomáticas e técnicas, ao mesmo tempo em que ressaltou seu compromisso de continuar facilitando o diálogo, visando reduzir as tensões entre Washington e Teerã e avançar em direção a soluções políticas mutuamente aceitáveis.
  • Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores iraniano classificou como "positiva" a atmosfera das negociações e afirmou que existe um entendimento para manter aberto este canal de diálogo. "O ambiente foi positivo. Há um acordo para continuar as negociações em geral", indicou Araghchi ao fazer um balanço da rodada inicial. "Se esse caminho continuar entre as duas partes, nos permitirá, nas próximas sessões, estabelecer um quadro mais claro para as negociações", acrescentou.

Mais informações em breve.