Notícias

Presidente do Equador viajará à Suíça para a cúpula de Zelensky

Anteriormente, soube-se que vários países, inclusive a China, e os funcionários de alto escalão se recusaram a participar da conferência.
Presidente do Equador viajará à Suíça para a cúpula de ZelenskyLegion-media.ru / Agencia Prensa-Independiente

O presidente do Equador, Daniel Noboa, planeja viajar para a Suíça este mês para participar da cúpula que busca promover a chamada "fórmula de paz" ucraniana no conflito com a Rússia, informou na terça-feira a Secretaria-Geral de Comunicação da Presidência do país sul-americano.

"A participação do Equador nesse cenário de alto nível ressalta o compromisso do país com a paz e a segurança internacional e contribuirá para fortalecer os esforços diplomáticos para resolver o conflito", disse o comunicado.

De acordo com a organização, o evento "será uma oportunidade ideal para o Equador ampliar sua posição na arena internacional sobre a necessidade de gerar mecanismos de cooperação para salvaguardar a paz no mundo de todos os aspectos". 

Anteriormente, soube-se que vários países, incluindo a China, e funcionários de alto escalão se recusaram a participar da cúpula. Portanto, é improvável que o Paquistão e a Arábia Saudita participem da conferência, enquanto a Índia e a Austrália não serão representadas por altos dirigentes. O presidente dos EUA, Joe Biden, também não estará presente.

A Rússia, por outro lado, não foi convidada para o evento. Em uma entrevista recente à Reuters, o líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, declarou que Moscou não deveria participar da cúpula, já que poderia obter o apoio de outros países e sequestrar a agenda de Kiev.

A ideia, apresentada por Zelensky em 2022, foi rejeitada por Moscou e classificada como "inaceitável"por ignorar completamente a realidade local.