Notícias

Países da OTAN aprofundam laços com a Groenlândia em meio a tensões com Trump

Ártico tornou-se foco de tensão geopolítica após o presidente dos Estados Unidos reafirmar seu interesse em adquirir a ilha.
Países da OTAN aprofundam laços com a Groenlândia em meio a tensões com TrumpGettyimages.ru / Sean Gallup

França e Canadá inauguram consulados na capital da Groenlândia, Nuuk, nesta sexta-feira (6), aprofundando laços com a ilha no Ártico. A região tornou-se foco de tensão geopolítica após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmar seu interesse em adquirir o território autônomo do Reino da Dinamarca. A informação foi divulgada pelas chancelarias dos países europeus.

Confira tudo o que você precisa saber sobre a Groenlândia e sua importância para os Estados Unidos neste artigo.

A ministra das Relações Exteriores do Canadá, Anita Anand, e a governadora-geral Mary Simon visitarão a Groenlândia para a abertura do consulado canadense. Anand se reunirá com seus homólogos da Dinamarca e da Groenlândia para discutir colaboração em segurança ártica, segundo comunicado pela chancelaria.

"O encontro fortalecerá ainda mais a colaboração entre o Canadá e a Dinamarca em sua responsabilidade compartilhada de garantir a segurança e a resiliência do Ártico", destacaram as autoridades.

A França, que terá o primeiro consulado-geral de um país da União Europeia na ilha, reiterou em comunicado seu "compromisso com o respeito à integridade territorial do Reino da Dinamarca".

  • Donald Trump tem insistido há meses que os Estados Unidos devem ter controle sobre a Groenlândia por razões de "segurança nacional". Seu governo não descartou a possibilidade de usar a força militar, se necessário, para tomar a ilha, que é um dos três territórios constituintes do Reino da Dinamarca, membro da OTAN.