Irã se pronuncia após nova rodada de negociações indiretas com os EUA

O ministro das Relações Exteriores iraniano classificou a rodada de negociações com Washington como um "bom começo".

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Araghchi, classificou como "positiva" a atmosfera das negociações indiretas com os Estados Unidos realizadas em Mascate, Omã, e afirmou que existe um entendimento para manter aberto este canal de diálogo. Suas declarações foram feitas após o encerramento do primeiro dia de conversações entre as duas nações.

"O ambiente foi positivo. Há um acordo para continuar as negociações em geral", afirmou Araghchi ao fazer um balanço da rodada inicial. "Se essa via continuar entre as duas partes, isso nos permitirá, nas próximas sessões, estabelecer um quadro mais claro para as negociações", acrescentou.

As delegações dos Estados Unidos e do Irã encerraram nesta sexta-feira (6) o primeiro dia de contatos indiretos, que durou várias horas. Não se descarta que as conversações sejam retomadas nos próximos dias, informam as mídias estatais iranianas.

De acordo com a agência Mehr News, as consultas estão sendo realizadas separadamente com Araghchi e o enviado especial do presidente Donald Trump, Steve Witkoff, reunindo-se alternadamente com o ministro das Relações Exteriores de Omã, Badr bin Hamad Al Busaidi, que atua como mediador. A delegação americana também é composta por Jared Kushner e pelo chefe do Comando Central dos EUA (CENTCOM), Brad Cooper.

Em comunicado, Omã indicou que os contatos buscam criar condições para retomar as negociações diplomáticas e técnicas, e ressaltou seu compromisso em continuar facilitando o diálogo com o objetivo de reduzir as tensões entre Washington e Teerã e avançar no sentido de alcançar soluções políticas mutuamente aceitáveis.

As conversações decorrem num contexto de fortes tensões bilaterais e ameaças de novas ações militares por parte do presidente dos EUA.