
Rússia começará a emitir 'visto de talento' a partir de abril

As Embaixadas e os Consulados da Rússia começarão a emitir 'vistos de talento' com duração de um ano para especialistas qualificados da origem estrangeira, informou o Ministro das Relações Internacionais, Sergey Lavrov, a mídias locais nesta sexta-feira (6).

O chanceler russo salientou que a iniciativa tem como base legal o decreto presidencial nº 883 com o objetivo de simplificar a "migração qualitativa" para a Rússia.
"O pedido de reconhecimento como representante dos interesses da Rússia pode ser apresentado por estrangeiros que tenham alcançado destaque nas áreas de desenvolvimento científico-tecnológico, produção, esportes, indústrias criativas, que obtiveram sucesso na área cultural e humanitária e nos estudos, contribuíram para o desenvolvimento da sociedade, da economia, da defesa e da segurança da Federação Russa, ou que possuem uma profissão (especialidade), qualificação ou habilidades especialmente procuradas", detalhou Lavrov.
O documento do Ministério de Assuntos Internos da Rússia que comprova o interesse do país no especialista dá direito a um visto de negócios com direito a saídas múltiplas de validade de até um ano ao seu requerente e familiares.
