Notícias

Candidato pró-independência vence eleição em Taiwan e promete defender a ilha da China

Dos mais de 23 milhões de habitantes da ilha, 19,5 milhões estão aptos a votar. De acordo com os observadores, a participação foi muito alta, com quase 69%.
Candidato pró-independência vence eleição em Taiwan e promete defender a ilha da ChinaGettyimages.ru / Alex Chan Tsz Yuk / SOPA Images

Lai Ching-te, candidato do Partido Democrático Progressista (DPP), venceu as eleições realizadas no sábado com mais de 40% dos votos.

Seus adversários, Hou Yu-ih, do principal partido de oposição Kuomintang (KMT), que está comprometido com a retomada do diálogo com Pequim e com a diminuição das tensões com a China continental, e outro candidato pró-Pequim, Ko Wen-je, do Taiwan People's Party, obtiveram 33% e 26%, respectivamente.

As políticas de Lai Ching-te, de 64 anos, concentram-se na preservação da independência em face das reivindicações de soberania da China e visam estreitar os laços com os EUA.

Ele assumirá o cargo em maio, estendendo o governo de oito anos de seu partido para um terceiro mandato.

A eleição ocorreu em meio às crescentes tensões entre o governo local apoiado por Washington e Pequim. O porta-voz do Ministério da Defesa chinês, Zhang Xiaogang, disse na sexta-feira que Pequim impediria qualquer tentativa de Taipei de proclamar oficialmente a independência.

"O Exército de Libertação do Povo Chinês permanece em alerta máximo em todos os momentos e tomará todas as medidas necessárias para esmagar resolutamente qualquer forma de conspiração de independência separatista de Taiwan", disse ele.