Notícias

Maduro: Vitória de Sheinbaum é "água benta" para a América Latina

Em ligação telefônica, os dois enfatizaram o "caminho da cooperação e irmandade" entre os seus países.
Maduro: Vitória de Sheinbaum é "água benta" para a América LatinaGettyimages.ru / Carlos Becerra

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, realizou uma conversa telefônica com a presidente eleita do México, Claudia Sheinbaum, informou nesta terça-feira o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil.

De acordo com Gil, Maduro parabenizou Sheinbaum "pela vitória esmagadora sobre as mentiras e manipulações da direita" em seu país nas eleições de 2 de junho.

Ele também destacou que o líder venezuelano enviou uma mensagem às forças progressistas do México, dizendo que a vitória da candidata é "água benta que cai sobre a América Latina e o Caribe".

O ministro divulgou que, na conversa, ambos "ratificaram o caminho da cooperação e da fraternidade entre o México e a Venezuela, dois países com grandes histórias na luta pela independência".

Sheinbaum, da coalizão governista Sigamos Haciendo Historia, tornou-se virtualmente a vencedora da eleição presidencial mexicana, derrotando Xóchitl Gálvez, da aliança Fuerza y Corazón por México, e Jorge Álvarez Máynez, do Movimiento Ciudadano, no domingo.

De acordo com os resultados preliminares do Instituto Nacional Eleitoral (INE), com 95,23% dos votos registrados, Sheinbaum tem 59,35% dos votos (33.226.602 votos), com Gálvez em segundo lugar com 27,90% (15.620.726) e Álvarez Máynez em terceiro lugar com 10,41% (5.832.105).