Começam as negociações entre EUA e Irã em Omã

As negociações ocorrem em meio às novas tensões entre Washington e Teerã e ameaças de intervenção militar pelo presidente americano.

As negociações entre os Estados Unidos e o Irã começaram nesta sexta-feira (6) em Mascate, capital de Omã, informou a Al Jazeera.

A delegação americana é representada pelo enviado especial do presidente Donald Trump, Steve Witkoff. Já a parte iraniana é liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Seyed Abbas Araghchi, que chegou ao país na quinta-feira (5).

Omã sediou uma série de conversas semelhantes no ano passado. Contudo, elas foram interrompidas em junho, quando Israel lançou uma ofensiva que resultou na guerra de 12 dias contra o Irã, marcada por bombardeios americanos sobre instalações nucleares do país.

O entendimento sobre o alcance das negociações difere entre as partes, já que Washington insiste em incluir o programa de mísseis iraniano, enquanto Teerã limita o diálogo ao seu programa nuclear.

Tensões EUA x Irã

O diálogo ocorre em um contexto de tensão crescente entre Washington e Teerã, intensificada desde janeiro, quando Trump ameaçou uma intervenção militar.