VÍDEO: EUA atacam nova 'narcolancha' no Pacífico

O Comando Sul dos EUA informou na quinta-feira (6) que lançou um novo ataque letal contra uma suposta "narcolancha" no Pacífico.
"Em 5 de fevereiro, [...] foi realizado um ataque cinético letal contra uma embarcação operada por organizações terroristas designadas. A inteligência confirmou que a embarcação transitava por rotas conhecidas de tráfico de drogas no Pacífico Oriental e participava de operações de tráfico de drogas", indicaram os militares.
Além disso, eles apontaram que "dois narcoterroristas morreram durante essa ação", realizada no âmbito da Operação Southern Spear (Lança do Sul, em português), anunciada em novembro de 2025 pelo secretário da Guerra, Pete Hegseth, com a missão de "eliminar os narcoterroristas" do continente. "Nenhum membro das forças militares americanas ficou ferido", diz o comunicado.
- Desde agosto passado, os EUA mantêm o maior destacamento militar das últimas décadas nas águas do Caribe e do Pacífico, com presença sustentada de recursos navais e aéreos. Inicialmente, Washington justificou essa operação com o argumento do suposto combate ao narcotráfico, responsabilizando, sem apresentar provas, o governo venezuelano por contribuir para esse crime.
- Os bombardeios contra supostos barcos de traficantes de drogas, tanto no Caribe quanto no Pacífico, resultaram em mais de 120 mortos. O ataque anterior ocorreu em 23 de janeiro, após uma pausa de quase três semanas, depois que, em 3 de janeiro, os EUA atacaram a Venezuela e sequestraram o presidente Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores. Ambos foram transferidos para os Estados Unidos para serem julgados por tráfico de drogas.
