Notícias

Brasil e Rússia fortalecem aliança econômica e diálogo sobre novos sistemas de pagamento

Governos consolidam diálogo sobre sistemas de pagamento no BRICS e projetam investimentos conjuntos em setores estratégicos como indústria química, fertilizantes e segurança digital.
Brasil e Rússia fortalecem aliança econômica e diálogo sobre novos sistemas de pagamentoRT

Brasil e Rússia reafirmaram o compromisso de aprofundar a cooperação bilateral na área econômica, nesta quinta-feira (5), durante a VIII Reunião da Comissão de Alto Nível.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou nota sobre o encontro. Ela lista os 49 pontos discutidos no diálogo e destaca a "importância da troca de experiências e do compartilhamento de informações na área de instrumentos de pagamento contemporâneos, no âmbito do BRICS". 

As nações celebraram a criação do Diálogo Econômico e Financeiro entre seus Ministérios da Fazenda e Finanças, previsto para 2025. O novo mecanismo busca coordenar políticas financeiras e fortalecer a estabilidade econômica entre os parceiros.

No campo aduaneiro, os países destacaram o sucesso da presidência brasileira no encontro de dirigentes do setor. A prioridade é garantir a segurança do comércio bilateral e intensificar o combate a ilícitos através da transformação digital.

Investimentos conjuntos

A indústria química e o setor de fertilizantes minerais surgem como áreas de grande potencial para investimentos. O plano envolve não apenas o aumento da produção, mas também a melhoria da infraestrutura logística e de distribuição.

"As Partes concordaram com a continuidade da participação construtiva no processo de negociação da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Cooperação Tributária Internacional, considerando esta uma iniciativa central na consolidação de um arcabouço tributário internacional inclusivo, equilibrado e eficaz", diz o comunicado.

O setor industrial deve expandir-se para as áreas farmacêutica, médico-hospitalar e construção naval. As partes demonstraram interesse mútuo em desenvolver tecnologias de ponta para modernizar as frotas e os sistemas de saúde nacionais.

O diálogo avançou sobre a segurança cibernética e soberania tecnológica. O vice-ministro russo, em visita a Brasília, reforçou que a parceria visa reduzir a dependência de plataformas externas e proteger dados sensíveis.