Notícias

EUA querem discutir com Rússia novo tratado nuclear, diz Casa Branca

Porta-voz citou declaração de Trump e afirmou que especialistas americanos vão trabalhar em proposta modernizada.
EUA querem discutir com Rússia novo tratado nuclear, diz Casa BrancaGettyimages.ru / Alex Wong

A Casa Branca confirmou nesta quinta-feira (5) que os Estados Unidos pretendem discutir com a Rússia a elaboração de um novo tratado de armas nucleares, em substituição ao acordo atual, o New START. A informação foi dada pela porta-voz do governo norte-americano, Karoline Leavitt, durante coletiva de imprensa, e tem como base as recentes declarações do presidente dos EUA, Donald Trump.

Segundo Leavitt, Trump deseja que a nova proposta seja formulada com base técnica e visão de longo prazo. "O presidente quer que nossos especialistas nucleares trabalhem em um tratado novo, melhorado e modernizado que possa perdurar no futuro", afirmou a porta-voz.

Ela completou que essa será a linha mantida pelo governo norte-americano. "E isso é o que os Estados Unidos continuarão discutindo com os russos", declarou.

A manifestação da Casa Branca vem após Trump publicar, em sua rede Truth Social, que o New START foi "mal negociado" e está sendo "grosseiramente violado". Ele defendeu que um novo acordo seja desenvolvido por especialistas para refletir a realidade atual da segurança internacional.

O New START, assinado em 2010 e renovado até 2026, é o último tratado bilateral em vigor entre os EUA e a Rússia sobre controle de armamento estratégico. O pacto limita o número de ogivas nucleares e vetores de lançamento, mas as tensões diplomáticas e militares entre Washington e Moscou colocam em xeque sua continuidade.

Trump, além de criticar o acordo, afirmou que sua administração fortaleceu o arsenal dos Estados Unidos e evitou o desencadeamento de guerras nucleares em diversos pontos do mundo, citando tensões entre Rússia e o regime de Kiev, Irã e Israel, e Índia e Paquistão.