Notícias

Trump propõe novo acordo nuclear para substituir tratado com Moscou

Presidente dos EUA afirma que pacto atual foi mal negociado e pede documento modernizado e duradouro.
Trump propõe novo acordo nuclear para substituir tratado com MoscouGettyimages.ru / Alex Wong

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (5) que Washington deve abandonar o tratado nuclear New START, vigente com Moscou, e dar início à formulação de um novo pacto. Segundo ele, o atual acordo foi "mal negociado" e não atende mais às necessidades estratégicas do país.

"Devemos ter nossos especialistas nucleares trabalhando em um tratado novo, melhorado e modernizado, que possa durar por muito tempo no futuro", escreveu Trump em publicação na plataforma Truth Social.

O New START, firmado em 2010 e renovado por mais cinco anos em 2021, limita o número de ogivas nucleares e sistemas de lançamento que podem ser mantidos por Rússia e Estados Unidos.

No entanto, o presidente norte-americano considera que o cenário geopolítico atual exige uma nova abordagem, mais adequada aos interesses de segurança dos EUA.

Trump também declarou que o tratado atual está sendo "grosseiramente violado" e afirmou que, durante seu mandato, modernizou o arsenal nuclear e ampliou a capacidade das Forças Armadas do país, incluindo a adição de couraçados com poder de fogo superior ao da frota da Segunda Guerra Mundial.

Sem apresentar detalhes sobre os termos do novo acordo que pretende propor, Trump sinalizou que a iniciativa teria como foco a durabilidade e a atualização tecnológica diante das transformações no campo militar e no cenário internacional.

A proposta foi apresentada no mesmo texto em que Trump afirmou ter evitado guerras nucleares em pontos sensíveis do planeta, como entre Rússia e regime de Kiev, Irã e Israel, e Índia e Paquistão.