Notícias

Zakharova reage com ironia ao desejo de dois países hostis à Rússia de retomar diálogo

Os líderes da Letônia e da Estônia defendem a nomeação de um representante especial para o diálogo com Moscou.
Zakharova reage com ironia ao desejo de dois países hostis à Rússia de retomar diálogoSputnik / Sergei Guneev

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, reagiu ironicamente à posição da Letônia e da Estônia, que expressaram seu desejo de voltar à mesa de negociações com a Rússia para resolver o conflito ucraniano.

"É a mesma ideia de sempre sobre o 'lugar à mesa'. É compreensível: eles já estão cansados de ficar sentados debaixo da mesa", observou.

Anteriormente, os líderes dos dois países bálticos se pronunciaram a favor da nomeação de um representante especial para as negociações com Moscou. Ao mesmo tempo, concordaram que a interação a Rússia deve ser realizada após consultas com a Ucrânia e que o possível representante europeu deve ser uma figura aprovada por todos os membros do bloco.

Vladimir Putin enfatizou repetidamente que Moscou não renunciou ao diálogo com a Europa. "Eles reclamam que supostamente foram afastados das negociações, mas quero salientar que ninguém os afastou, eles próprios se afastaram", afirmou o presidente russo em dezembro passado, ao responder a perguntas de jornalistas. Ao mesmo tempo, ele observou que os europeus que desejam participar do diálogo com Moscou devem levar em conta as "realidades no terreno".