Mais de 40% dos ucranianos acreditam que o estado da democracia no país se deteriorou sob a administração do líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, de acordo com uma pesquisa do Instituto Internacional de Sociologia de Kiev publicada na terça-feira.
Segundo o instituto, mais de 90% dos entrevistados disseram que desejam ver a Ucrânia como uma democracia em pleno funcionamento.
Assim, 43% dos ucranianos acreditam que a situação da democracia se deteriorou nos últimos cinco anos, com Zelensky no poder. Dentre eles, 28% atribuem esse fato às tentativas das autoridades de restringir os direitos e as liberdades dos cidadãos, enquanto apenas 11% acham que o problema está relacionado ao conflito com a Rússia.
Além disso, 49% dos entrevistados dizem que a situação da economia se deteriorou nos últimos cinco anos, e 23% apontam as ações erradas das autoridades como a causa.
A pesquisa foi realizada de 16 a 22 de maio, e um total de 1.002 pessoas que vivem na Ucrânia foram entrevistadas. A agência garantiu que o erro de amostragem não excede 3,5%.
Vale lembrar que o mandato de Zelensky expirou em 20 de maio, e a legitimidade da sua administração está agora em questão. As eleições presidenciais na Ucrânia deveriam ter sido realizadas em março, conforme exigido pela Constituição, mas Zelensky as suspendeu com base na lei marcial e na mobilização geral decretada no país devido ao conflito com a Rússia.