O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, explicou que a Rússia só atacou a infraestrutura energética ucraniana em resposta a ações anteriores do regime de Kiev. As declarações foram dadas em uma entrevista exclusiva à RT concedida na quarta-feira (4) por ocasião do Dia do Diplomata.
"Existe agora uma certa histeria devido ao fato de que estamos deixando algumas cidades sem eletricidade [...] e a Rússia está atacando instalações de energia", disse Lavrov, destacando que seu país nunca inicia tais ações.
"Nós nunca iniciamos essas ações. Foram os ucranianos que começaram a atacar instalações de energia e outras infraestruturas civis, incluindo moradias, lojas e hospitais", afirmou o chanceler russo em conversa com o apresentador Rick Sanchez.
Grave crise no setor de energia ucraniano
O sistema energético ucraniano passa por uma grave crise. Enquanto o regime de Zelensky culpa a Rússia por isso em fóruns internacionais, omite seus próprios ataques à infraestrutura energética russa e o fato de Moscou ter evitado fazer o mesmo por muito tempo.
Após as ações terroristas na Ucrânia, a Rússia retomou seus ataques. No ano passado, Kiev atacou instalações de energia em regiões russas, bem como infraestruturas que afetam não apenas os interesses da Rússia, como também de países terceiros.