Lavrov faz sério alerta para 'bombas-relógio' prestes a explodir no Oriente Médio

Em entrevista exclusiva à RT, o chanceler russo falou sobre o risco de agravamento das tensões regionais e afirmou que Moscou está disposta a ser mediadora em um eventual acordo nuclear entre Irã e EUA.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, alertou para as consequências devastadoras que uma escalada das tensões com o Irã pode trazer para o Oriente Médio.

Em entrevista à RT, em ocasião do Dia do Diplomata, o chanceler disse que Moscou está disposta a contribuir na busca por uma solução pacífica para o impasse.

"O Irã é um aliado próximo, um vizinho, por isso nos preocupamos com o desenrolar da situação, especialmente considerando que ela é potencialmente explosiva não apenas para o Irã, mas também para todo o Oriente Médio", afirmou o chanceler em conversa com Rick Sanchez.

Lavrov alertou que há "bombas-relógio" na região que podem explodir se forem acionadas por "descuido".

Ao mesmo tempo, ele propôs a cooperação de Moscou para viabilizar um acordo nuclear entre Irã e Estados Unidos: "Se, no âmbito deste acordo, surgirem medidas concretas que a Rússia possa ajudar a implementar, incluindo nossa expertise em armazenamento de urânio, estaremos prontos para oferecer essa assistência", disse.

"O Irã demonstrou publicamente, mais uma vez, por meio de seu presidente, seu interesse em um diálogo justo baseado no equilíbrio de interesses", concluiu o chanceler.

Tensões entre Washington e Teerã