
Washington e Moscou concordam em restabelecer diálogo militar de alto nível, diz Comando Europeu dos EUA

O Comando Europeu dos EUA (EUCOM) anunciou que, durante conversas entre as delegações russa e americana nesta quinta-feira (5) em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, Washington e Moscou concordaram em restabelecer um diálogo militar de alto nível.

"Manter o diálogo entre as forças armadas é um importante fator para a estabilidade e a paz globais, que só podem ser alcançadas por meio da força, e proporciona um meio de aumentar a transparência e a desescalada", diz o comunicado, relembrando que "este canal de comunicação" entre as duas potências já chegou a ser suspenso no outono de 2021.
O informe também enfatizou que o General Alexus G. Grynkewich, o chefe do Comando Europeu, "também detém a autoridade, em sua função como Comandante Aliado Supremo da OTAN na Europa, para manter um diálogo militar" com o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, Valery Gerasimov, "para evitar erros de cálculo e oferecer um meio de prevenir uma escalada indesejada por qualquer uma das partes".
"Este canal permitirá o contato constante entre militares, enquanto que as partes continuam trabalhando em prol de uma paz duradoura", concluiu o comunicado.
