
Lavrov em entrevista exclusiva à RT: Europa caiu na própria armadilha ao adotar postura intransigente

A intenção de infligir uma derrota estratégica à Rússia levou os líderes europeus a cair em sua própria armadilha, e tudo o que eles fazem agora é obstruir as negociações sobre o conflito ucraniano. As declarações foram dadas em uma entrevista exclusiva à RT concedida na quarta-feira (4) por ocasião do Dia do Diplomata.

"Não vejo que a Europa tenha uma postura. Eles caíram na própria armadilha ao adotar uma postura intransigente", afirmou o chanceler russo. Para os líderes europeus, segundo Lavrov, "a Ucrânia não pode perder e a Rússia não pode vencer, caso contrário, a Europa perderia prestígio".
"Tudo o que fazem agora é obstruir e sabotar as negociações que pareciam estar se consolidando entre a Rússia e os EUA", acrescentou o chanceler russo.
Lavrov destacou que, até recentemente, os políticos europeus insistiam no apoio contínuo à Ucrânia no conflito contra a Rússia, incluindo o fornecimento de armas e financiamento. Ao perceberem que "tudo isso era ilusão", mudaram de retórica.
"As mesmas bandeiras nazistas"
Lavrov acrescentou ainda que, sendo incapazes de aprender uma lição com o fracasso de Hitler e Napoleão, os europeus continuam tentando impor uma derrota estratégica à Rússia, mas dessa utilizando a Ucrânia como instrumento, servindo-lhes de patrocinadores.
"E, mais uma vez, se uniram sob as mesmas bandeiras nazistas, unindo praticamente toda a Europa, mas, diferentemente de Napoleão e Hitler, não no campo de batalha, mas como doadores, patrocinadores, fornecedores de armas e líderes ideológicos", disse o ministro.
