Começou em Abu Dhabi a segunda rodada de negociações do grupo de trabalho trilateral nesta quinta-feira (5), reunindo delegações da Rússia, dos Estados Unidos e da Ucrânia em discussões uma solução diplomática para o conflito ucraniano.
As primeiras reuniões tiveram lugar na quarta-feira (4). O Ministério de Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos destacou que a abertura do novo diálogo "reflete o compromisso contínuo das partes com o processo diplomático" e expressou sua esperança de que "contribua para avançar no entendimento mútuo".
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou à imprensa que ainda é muito cedo para falar sobre os resultados das conversas. Contudo, o enviado especial da Presidência russa, Kirill Dmitriev, afirmou nesta quinta que há certos avanços.
"Um indicador pode ser o fato de que os belicistas da Europa e do Reino Unido tentam constantemente interferir nesse processo. E quanto mais tentativas desse tipo ocorrem, mais vemos que certamente há progresso e um avanço positivo", explicou o porta-voz à imprensa em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.