Notícias

Delegação russa em Abu Dhabi reporta regularmente a Putin progresso das negociações, diz Peskov

O enviado especial da Presidência russa, Kirill Dmitriev, informou, por sua vez, que há certos avanços nas conversas trilaterais sobre o conflito ucraniano.
Delegação russa em Abu Dhabi reporta regularmente a Putin progresso das negociações, diz PeskovX / @mofauae

Os representantes da delegação russa em Abu Dhabi rapidamente repassam informações ao presidente russo, Vladimir Putin, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, nesta quinta-feira (5).

"É claro que nossa delegação reporta prontamente [o progresso] ao chefe de Estado", declarou Peskov aos jornalistas, respondendo se a presidência russa já foi informada sobre os resultados do primeiro dia de negociações entre Moscou, Kiev e Washington sobre a resolução do conflito em torno da Ucrânia em Abu Dhabi.

O enviado especial da Presidência russa, Kirill Dmitriev, informou, por sua vez, que há certos avanços nas conversas trilaterais sobre o conflito ucraniano.

  • Na quarta-feira (4), o Kremlin lembrou que "as portas para uma solução pacífica estão abertas", ressaltando que a posição de Moscou "é muito clara" e "bem compreendida tanto pelo regime de Kiev quanto pelos negociadores".
  • Nos dias 4 e 5 de fevereiro, está sendo realizada a segunda rodada de negociações entre a Rússia, a Ucrânia e os Estados Unidos em Abu Dhabi. Elas fazem parte dos esforços diplomáticos para avançar na solução política da crise ucraniana.
  • A composição da delegação russa é a mesma da primeira rodada realizada na capital dos Emirados Árabes Unidos nos dias 23 e 24 de janeiro. Ela é liderada pelo chefe do Departamento Central de Inteligência da Rússia (GRU), o vice-almirante Igor Kostiukov, e integra representantes do Ministério da Defesa.
  • Inicialmente, as negociações trilaterais diretas estavam agendadas para 1º de fevereiro, mas foram adiadas devido à necessidade de "coordenar melhor as agendas das três partes", explicou o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov.