Os EUA almejam garantir o acesso ao petróleo a si próprios e à economia mundial por "muitos anos", razão pela qual a Venezuela é tão importante para Washington, explicou na quarta-feira (4) o vice-presidente americano, JD Vance.
"Lembro-me que, após nossa bem-sucedida operação militar na Venezuela, o presidente dos Estados Unidos [Donald Trump] conversou comigo, com [o secretário de Estado] Marco [Rubio] e com outros altos funcionários do gabinete sobre a importância de garantir o acesso da economia global ao petróleo e ao gás por muitos anos. E, é claro, uma das razões pelas quais nos interessamos pela Venezuela é sua enorme importância nesse recurso crucial: o petróleo", afirmou Vance durante conferência sobre o comércio de minerais críticos.
O vice-presidente indicou que, apesar da alta tecnologia e do rápido crescimento dos setores digitais, a economia global ainda depende fundamentalmente de coisas tangíveis, como o petróleo. "E não há nada mais real do que o petróleo. E eu acrescentaria que não há nada mais real do que os minerais essenciais. E acredito que muitos de nós aprendemos da maneira mais difícil, durante o último ano, o quanto nossas economias dependem desses minerais essenciais", enfatizou Vance.
- Após a agressão militar dos EUA contra a Venezuela no início de janeiro, o governo Trump reivindicou o controle unilateral da indústria petrolífera venezuelana por tempo "indefinido", declarando que somente Washington poderá autorizar as vendas de petróleo do país.
- A presidente encarregada da Venezuela, Delcy Rodríguez, rejeitou a ingerência estrangeira e promulgou uma reforma na Lei de Hidrocarbonetos para atrair investidores e aumentar a produção, visando transformar as maiores reservas do planeta em benefício aos venezuelanos