Notícias

Em Brasília, vice-ministro russo afirma que Moscou está pronta para apoiar a indústria brasileira

O secretário-executivo Márcio Elias, por sua vez, afirmou que a Rússia pode ajudar o Brasil em setores produtivos estratégicos.
Em Brasília, vice-ministro russo afirma que Moscou está pronta para apoiar a indústria brasileiraJúlio César Silva / MDIC

Uma delegação de alto nível da Rússia se reuniu nesta quarta-feira (4) com representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) do Brasil. Segundo comunicado oficial, ''investimentos, inovação tecnológica e integração produtiva'' estiveram no centro da reunião.

''Foram discutidas oportunidades de parcerias produtivas, intercâmbio tecnológico, atração de investimentos, ampliação do comércio bilateral e aproximação institucional entre os setores industriais'', esclarece a nota.

Na ocasião, Márcio Elias Rosa, secretário-executivo da pasta, destacou o potencial da Rússia para enfrentar gargalos estruturais da economia brasileira, sobretudo em setores estratégicos para a produção nacional.

"Queremos produzir com mais tecnologia e valor agregado, avançando em áreas como fertilizantes, agroindústria, máquinas e equipamentos, energia limpa, logística e digitalização industrial, para tornar a indústria brasileira mais forte e competitiva", afirmou.

''Parceiros estratégicos''

A delegação russa foi liderada pelo vice-ministro da Indústria e Comércio, Alexey Gruzdev, e pelo representante comercial da Embaixada da Federação Russa no Brasil, Viktor Sheremetker. Durante a reunião, o vice-ministro ressaltou o caráter estratégico da cooperação bilateral:

"Brasil e Rússia são parceiros estratégicos. Queremos ampliar investimentos e projetos industriais conjuntos, com benefícios concretos para nossas economias", afirmou.

O representante russo também defendeu o aprofundamento da troca de experiências técnicas entre os dois países, e afirmou que seu país está pronto para compartilhar sua "experiência em tecnologia, infraestrutura e segurança produtiva, apoiando a modernização da indústria brasileira".