PIB do Brasil cresce 0,8% no primeiro trimestre de 2024

Em suas redes sociais, o presidente Lula comentou os dados divulgados pelo IBGE.

No primeiro trimestre de 2024, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,8%, superando ligeiramente as expectativas dos analistas do mercado financeiro, que previam uma expansão de 0,7%. O número representa uma aceleração em relação ao trimestre anterior, que registrou uma queda de 0,1%.

A economia brasileira movimentou 2,7 trilhões de reais de janeiro a março em termos nominais. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.

Em comparação com o primeiro trimestre de 2023, o PIB cresceu 2,5%. A Indústria e os Serviços registraram avanços de 2,8% e 3,0%, respectivamente, enquanto a Agropecuária teve uma queda de 3,0%.

Entre as atividades industriais, houve uma queda na Eletricidade e gás, água, esgoto, gestão de resíduos (-1,6%), Construção (-0,5%) e Indústrias Extrativas (-0,4%). Por outro lado, a Indústria de Transformação teve um desempenho positivo (0,7%).

Nos Serviços, houve crescimento em Comércio (3,0%), Informação e comunicação (2,1%), Outras atividades de serviços (1,6%), Atividades imobiliárias (1,0%) e Transporte, armazenagem e correio (0,5%). Houve estabilidade em Intermediação financeira e seguros (0,0%) e Administração pública (-0,1%).

Em termos de Despesa, o Consumo das famílias (1,5%) e a Formação Bruta de Capital Fixo (4,1%) aumentaram; enquanto o Consumo do Governo (0,0%) permaneceu estável. No setor externo, as Exportações cresceram 0,2%, enquanto as Importações aumentaram 6,5%.

Lula comenta dados divulgados

Após a divulgação dos valores pelo IBGE, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, comentou os dados em seu perfil no X.

O PIB avançou no primeiro trimestre desse ano puxado por maior consumo das famílias e serviços. E outra boa notícia é que, segundo a previsão do FMI, o Brasil subirá mais uma posição chegando a 8º PIB mundial. Mais uma prova de que estamos no rumo certo.