Notícias

A Ucrânia não recebeu o sistema de defesa aérea NASAMS comprado pelo Canadá dos EUA

Ottawa anunciou seus planos para essa compra em 10 de janeiro de 2023.
A Ucrânia não recebeu o sistema de defesa aérea NASAMS comprado pelo Canadá dos EUALegion-media.ru / Scanpix

Kiev ainda não recebeu o sistema de defesa aérea NASAMS que o Governo canadense prometeu comprar dos Estados Unidos há um ano para atender às necessidades da Ucrânia, noticiou a emissora canadense CTV nesta semana.

Ottawa anunciou seus planos para essa compra em 10 de janeiro de 2023 e pagou pelo sistema, que custou US$ 406 milhões, em março passado. "O plano é que o Canadá pague ao Governo dos EUA o custo total e que os EUA entrem em um acordo de vendas militares estrangeiras diretamente com a Ucrânia", observa a emissora. 

Conforme explicado, ao não enviar o sistema diretamente para Kiev, Ottawa não precisa solicitar a permissão especial de Washington, necessária sempre que a tecnologia militar dos EUA é vendida fora do país.

A porta-voz do Departamento de Defesa canadense, Andree-Anne Poulin, disse que os EUA assinaram um contrato para o NASAMS com a empresa de armas Raytheon. No entanto, assegurou não ter conhecimento de uma data aproximada de entrega a Kiev.

Vale destacar que o NASAMS é fabricado em conjunto pela Raytheon, sediada nos EUA, e pela Kongsberg, sediada na Noruega e segundo um porta-voz da Kongsberg, a empresa não tem um contrato com os EUA para a doação canadense. 

"A autoridade de compras ainda está processando a aquisição da doação canadense", disse Ivar Simensen na semana passada, sem especificar quanto tempo a produção levaria depois de autorizada.