As negociações diretas entre Moscou, Kiev e Washington sobre a resolução do conflito ucraniano recomeçaram na capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi, informou o secretário do Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia, Rustem Umerov.
"O processo de negociações começou em formato trilateral: Ucrânia, Estados Unidos e Rússia. Em seguida, o trabalho continuará em grupos separados por áreas, depois está prevista uma nova rodada de discussões", escreveu Umerov no Telegram.
Umerov acrescentou que a delegação ucraniana está trabalhando sob "diretrizes claras" do líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, "para alcançar uma paz digna e duradoura".
O porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, comentou que "não há nada a se esperar por enquanto" e precisou que as negociações deverão se desenrolar no âmbito do grupo de trabalho sobre questões de segurança.
- O avião com a delegação russa chegou a Abu Dhabi na noite desta terça-feira (3), enquanto que a delegação americana — que inclui o enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, e o genro do presidente Trump, Jared Kushner — chegou nesta quarta-feira (4).
- A composição da delegação russa é a mesma da primeira rodada realizada na capital dos Emirados Árabes Unidos nos dias 23 e 24 de janeiro. Ela é liderada pelo chefe do Departamento Central de Inteligência da Rússia (GRU), o vice-almirante Igor Kostiukov, e integra representantes do Ministério da Defesa.
- Inicialmente, as negociações trilaterais diretas estavam agendadas para 1º de fevereiro, mas foram adiadas devido à necessidade de "coordenar melhor as agendas das três partes", explicou o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov.