Notícias

Lavrov: os instrutores franceses já estão na Ucrânia e são alvos legítimos da Rússia

Segundo o chanceler russo, qualquer militar francês na Ucrânia, seja como instrutor ou mercenário, é um alvo legítimo para Moscou.
Lavrov: os instrutores franceses já estão na Ucrânia e são alvos legítimos da RússiaSputnik / Sergey Bobylev

Há razões para acreditar que os militares franceses já estão trabalhando na Ucrânia, afirmou nesta terça-feira o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.

Segundo o chanceler russo, qualquer militar francês na Ucrânia, seja como instrutor ou mercenário, representa um alvo legítimo para Moscou.

"Quanto à questão dos instrutores franceses, tenho motivos para acreditar, e há muitos fatos concretos, que eles já estão trabalhando na Ucrânia. Quer sejam qualificados como membros das Forças Armadas francesas ou [...] simples mercenários, eles representam um alvo legítimo para nossas Forças Armadas", enfatizou.

O diplomata de alto escalão denunciou que o Ocidente agora quer "uma Ucrânia nazista" para exercer pressão constante sobre a Rússia. "O Ocidente quer ter precisamente uma Ucrânia nazista como uma ameaça constante à Federação Russa", disse ele.

Nos últimos meses, o presidente francês, Emmanuel Macron, intensificou sua retórica belicista. Entre outras coisas, ele expressou seu apoio ao envio de tropas ocidentais para a Ucrânia. Por sua vez, Moscou alertou que os militares franceses se tornarão um alvo para a Rússia se aparecerem na zona de conflito.

Na semana passada, o comandante-chefe das Forças Armadas da Ucrânia, Alexander Syrski, informou que havia assinado um documento legalizando a presença de instrutores franceses nos centros de treinamento militar ucranianos.