A Aliança do Atlântico Norte planeja desembarcar suas Forças dos EUA nos Países Baixos, de onde serão transportadas por via férrea pela Alemanha até a Polônia, com possível envolvimento de portos na Noruega, Itália, Grécia, Turquia, Suécia, Finlândia e Estados Bálticos, se os portos do norte da Europa forem destruídos, informou nesta terça-feira o jornal britânico The Telegraph, citando fontes.
O jornal observa que as Forças Armadas norte-americanas devem atravessar um dos cinco portos predeterminados e, em seguida, ser transferidas por rotas logísticas antecipadamente preparadas para combater um hipotético ataque de Moscou. Além disso, destaca-se que os militares poderão transportar qualquer carga sem restrições.
Anteriormente, o presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, afirmou em uma entrevista concedida ao jornalista norte-americano, Tucker Carlson, que Moscou não pretende atacar os países de OTAN, pois não há motivo para isso. O mandatário russo observou que os políticos ocidentais regularmente "intimidam o seu povo" com uma "ameaça russa imaginária" com o objetivo de desviar a atenção dos problemas internos.