Trump encerra a paralisação parcial do governo dos EUA

Presidente assinou a legislação de financiamento que fornece fundos ao governo e permite que volta do funcionamento.

O presidente dos EUA, Donald Trump, sancionou nesta terça-feira (3) uma lei que permite a reabertura do governo americano, que entrou em paralisação parcial no último dia 31 de janeiro, depois que o Congresso não conseguiu aprovar um acordo para manter o financiamento de grandes áreas da administração.

"Um dia muito importante", disse aos repórteres na Casa Branca.

"Este projeto de lei é uma grande vitória para o povo americano. Em vez de um projeto de lei inflado e dispendioso, repleto de benefícios para grupos de interesse, conseguimos aprovar um pacote fiscalmente responsável que de fato corta gastos federais desnecessários, ao mesmo tempo que apoia programas cruciais para a segurança e a prosperidade do povo americano", enfatizou.

No mesmo dia, a Câmara dos Representantes aprovou um pacote de gastos de aproximadamente US$ 1,2 trilhão para encerrar a paralisação parcial do governo. A votação, com 217 votos a favor e 214 contra, concluiu os trabalhos do Congresso sobre 11 projetos de lei de dotações orçamentárias anuais que financiam agências e programas governamentais até 30 de setembro.

No entanto, o Departamento de Segurança Interna (DHS) receberá financiamento apenas em curto prazo, por duas semanas. Esse período visa dar aos legisladores mais tempo para retornar e negociar possíveis mudanças nas operações do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), visto que os democratas exigem maiores restrições às suas atividades.