Notícias

Rússia diz estar preparada para responder a qualquer ação dos EUA na Groenlândia

Vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia alerta para possíveis respostas caso armamentos norte-americanos sejam enviados à Groenlândia.
Rússia diz estar preparada para responder a qualquer ação dos EUA na GroenlândiaGettyimages.ru / Ben Birchall/PA Images

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Ryabkov, alertou nesta terça-feira (3) que Moscou está pronta para reagir adequadamente caso os Estados Unidos decidam enviar armas ou elementos de defesa para a Groenlândia. A declaração foi divulgada pela imprensa regional.

"Se optarem por colocar alguns sistemas de armas na região ou instalar certos elementos do 'Domo de Ouro' ali, será uma situação que exigirá medidas compensatórias militares e técnicas, e nossos especialistas estarão totalmente preparados para tomá-las. Não há dúvidas quanto a isso", disse o representante, citado pela agência Anadolu.

Sobre o tratado nuclear Novo START, Ryabkov declarou que a Rússia não tomará novas iniciativas antes da expiração do pacto, prevista para quinta-feira (5). Ele pontuou que os EUA tiveram tempo para responder, e que "o silêncio atual já é uma resposta".

O alto diplomata reforçou que reformas profundas na abordagem norte-americana em relação a Moscou são indispensáveis para qualquer avanço no acordo nuclear.

A validade do Tratado de Redução de Armas Estratégicas, assinado entre os EUA e a Rússia, expira nesta quinta-feira (5). Entenda o que vem a seguir em nosso artigo.