
Filho de Gaddafi é assassinado, apontam relatos

Saif al-Islam Gaddafi, filho do ex-líder líbio Muammar Gaddafi, foi assassinado, informou nesta terça-feira a emissora Al Arabiya, citando uma fonte próxima à família.
Segundo a fonte, o assassinato foi cometido por quatro pessoas, que fugiram rapidamente do local após atirarem contra ele em seu jardim.
Enquanto isso, fontes do círculo político de Saif al-Islam Gaddafi afirmaram que "os homens armados desativaram as câmeras de vigilância na residência de Saif al-Islam", acrescentando que a vítima entrou em confronto com os atacantes.
Quem foi?

Saif al-Islam Gaddafi teve um papel de destaque na vida pública líbia antes de 2011. Ele não ocupou cargos oficiais no governo, mas conduziu negociações internacionais e tratou de assuntos internos antes da morte de seu pai.
Ele havia sido condenado à morte à revelia por diversas acusações, porém a sentença, proferida em 2015, foi posteriormente anulada, e a Suprema Corte da Líbia determinou a realização de um novo julgamento. Esteve preso na cidade de Zintan e foi libertado em junho de 2017, após permanecer detido por uma milícia desde 2011.
Muammar Gaddafi foi morto por combatentes da oposição durante o levante na Líbia em 2011, apoiado pela intervenção da OTAN e de seus aliados, que se transformou em uma guerra civil e pôs fim a quatro décadas de governo no país norte-africano.
Embora as hostilidades em grande escala tenham terminado formalmente após o cessar-fogo de 2020, a Líbia permanece instável, com alto risco de confrontos locais entre grupos armados rivais e a ameaça persistente do terrorismo.
