País da OTAN mostra interesse em cooperar com o BRICS
O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, expressou interesse em cooperar com o BRICS durante sua visita à China, informa a agência Anadolu.
Fidan indicou que, embora a Turquia esteja em uma união aduaneira com a UE, ela também está explorando novas oportunidades de cooperação com vários parceiros em diferentes plataformas, como o BRICS.
Além disso, o ministro turco declarou que participará da reunião de chanceleres do BRICS que será realizada na Rússia na próxima semana.
Nesse contexto, o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, disse que Moscou saúda o interesse de Ancara em cooperar com o BRICS.
"Sem dúvida, todos nós saudamos o crescente interesse de nossos vizinhos pelo BRICS, incluindo parceiros tão importantes como a Turquia. Certamente, o tópico desse interesse estará na agenda da cúpula do BRICS, que será presidida pela Rússia e para a qual estamos nos preparando muito ativamente", enfatizou.
Inicialmente composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o bloco aumentou seu número de membros em 1º de janeiro, quando Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos aderiram. Em sua cúpula em agosto de 2023, os países do BRICS concordaram em se concentrar na desdolarização e no estabelecimento de laços econômicos nas moedas nacionais de seus membros.