Lula: "O Brasil continuará trabalhando por um cessar-fogo permanente em Gaza"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na segunda-feira a visita do presidente da Croácia, Zoran Milanović, para uma reunião bilateral e almoço no Palácio do Itamaraty.
Ambos os líderes concordaram em lidar com os conflitos internacionais em andamento e reforçar a ONU. O presidente brasileiro ressaltou as metas da presidência brasileira do G20, incluindo a erradicação da fome, a mitigação das mudanças climáticas e a transição para fontes de energia mais limpas.
Lula mencionou o desastre climático no Rio Grande do Sul, pelo qual o presidente Milanović expressou suas condolências, além de destacar o grande potencial do Brasil em energias renováveis.
Guerra em Gaza
O mandatário brasileiro disse que o Brasil está empenhado em promover um cessar-fogo "permantente" entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza. A declaração foi feita durante um comunicado a jornalistas após a reunião bilateral com o presidente croata.
No caso de Gaza, o Brasil continuará trabalhando por um cessar-fogo permanente que permita a entrada da ajuda humanitária em Gaza e pela libertação imediata de todos os reféns pelo Hamas.
Na semana passada, Joe Biden anunciou uma nova oferta israelense de cessar-fogo na Faixa de Gaza e instou o movimento palestino a aceitá-la.
Nesse contexto, o Hamas indicou que considera positivamente a nova proposta de Tel Aviv. Por sua vez, o Governo israelense reiterou seu desejo de recuperar os reféns o mais rápido possível e afirmou que Netanyahu já havia autorizado sua equipe de negociação a apresentar um plano para alcançar esse objetivo.