Quanto custará para realizar a cúpula sobre a Ucrânia de Zelensky?

O evento envolve o envio de até 4.000 militares e a imposição de restrições no espaço aéreo.

Os custos da cúpula sobre a paz na Ucrânia que será realizada na próxima semana em Bürgenstock, na Suíça, estão estimados entre 10 e 15 milhões de francos suíços (entre 11,2 e 16,8 milhões de dólares), segundo o Departamento Federal de Relações Exteriores da Suíça.

Os custos da organização da cúpula, que tem como objetivo encontrar soluções para pôr fim ao conflito ucraniano, "dependem do número de delegações participantes e de seu nível", informa a organização.

"Esses parâmetros ainda não se concretizaram, portanto, os custos exatos ainda não podem ser especificados. No momento, está previsto um custo máximo de entre 10 e 15 milhões de francos suíços, dos quais 10 milhões serão destinados à segurança interna", afirma-se no site do Departamento.

As medidas de segurança incluirão o envio de até 4.000 militares e restrições ao uso do espaço aéreo na área.

A Suíça convidou mais de 160 delegações para a cúpula programada para 15-16 de junho, incluindo membros do G7, G20 e BRICS. O Departamento afirma ter recebido mais de 80 confirmações de participação em nível de chefes de Estado e de Governo. A Rússia não está na lista de convidados.

Enquanto isso, há relatos de que vários países e funcionários de alto escalão se recusaram a participar da cúpula.