Notícias

Taiwan detecta nova incursão de aeronaves chinesas

16 aeronaves entraram na zona de identificação de defesa aérea realizando patrulhas de combate conjuntas com navios da Marinha do Exército de Libertação Popular.
Taiwan detecta nova incursão de aeronaves chinesasAP / Taiwan Ministry of National Defense via AP

O Ministério da Defesa de Taiwan informou que às 08:20 (horário local) de terça-feira, um total de 23 aeronaves do Exército Popular de Libertação da China foram detectadas nas proximidades da ilha.

Durante a incursão, 16 aeronaves cruzaram a linha média do Estreito de Taiwan e entraram na zona de identificação de defesa aérea (ADIZ, por suas siglas em inglês) no norte, centro e sudoeste, realizando patrulhas de combate conjuntas com navios da Marinha do Exército de Libertação Popular da China.

As Forças Armadas da ilha, considerada pelo gigante asiático como parte de seu território, monitoraram a situação e "responderam respectivamente", diz o comunicado.

Essa nova incursão de aeronaves chinesas ocorre após os exercícios militares de dois dias realizados pela China em torno de Taiwan no final de maio. Chamado de 'Joint Sword-2024A', o ensaio militar incluiu missões de patrulha de navios e aeronaves nas áreas ao redor da ilha, treinamento de combate marítimo e aéreo, ataques conjuntos de precisão contra alvos-chave e controle do campo de batalha.