Estrangeiro que preparava atentado em instalação elétrica sob ordens de Kiev é detido na Rússia

O suspeito, que foi recrutado pelo Telegram, responderá pelos crimes de aquisição ou posse ilegal de artefatos explosivos e por conspiração para preparar ato de sabotagem.

O Serviço Federal de Segurança (FSB) da Rússia deteve em Moscou um estrangeiro de 29 anos que planejava um atentado com explosivos em uma instalação de energia sob ordens do regime de Kiev. 

De acordo com o FSB, o indivíduo foi recrutado através do Telegram por um membro de uma organização terrorista ucraniana que atua em nome dos serviços secretos de Kiev. Seguindo instruções, o homem chegou ao território russo com a intenção de cometer o atentado e, posteriormente, viajar para a Ucrânia para participar de combates contra as Forças Armadas russas.

Foi apreendido com ele um artefato improvisado com 5 kg de massa explosiva, bem como um telefone com o qual se correspondia com seu supervisor sobre os preparativos do crime.

O indivíduo confessou que estava preparando um ato de sabotagem sob ordens de uma organização terrorista ucraniana. O suspeito agora responderá pelos crimes de aquisição ou posse ilegal de artefatos explosivos e por conspiração para preparar ato de sabotagem.